Notícias

A importância da atenção aos INCIDENTES

O tema “acidente do trabalho”, costuma ser bem conhecido pela maioria das pessoas, sendo discutido amplamente no mundo do trabalho, porém, quando o assunto é INCIDENTE, muitas dúvidas começam a surgir, e não é raro, encontrarmos pessoas, que nunca nem se quer tenham ouvido a falar neste tema tão importante.

Por definição, INCIDENTE (ou quase acidente) é considerado como uma ocorrência que poderia ter causado danos ou perdas, porém, por algum motivo (talvez sorte), não causou. Para melhor exemplificar, podemos citar o caso de uma pessoa que ao passar sobre uma poça d’água, escorrega, porém não cai (quase cai), se livrando de eventuais danos e perdas. No entanto, esse é um tipo de situação que, ao ocorrer, é ignorada pela maioria das pessoas, que não dando importância aos incidentes, permitem que as situações de risco ali presentes, não tenham a tratativa necessária, e que futuros danos venham a ocorrer naquele local e situação.

É importante compreender, que os incidentes são sinais de alerta da presença de condições de risco, que se não tratadas o mais breve possível, serão a causa de futuros acidentes com perdas. O incidente nos dá a chance de resolver um problema, antes que prejuízos físicos e consequentemente financeiros ocorram.

De acordo com um estudo, que avaliou quase dois milhões de acidentes do trabalho, pelo engenheiro de segurança chamado Frank Bird, na década de 60 nos Estados Unidos, foi concluído que para cada acidente grave ou morte ocorrida, ocorrem antes, cerca de 600 incidentes, ou seja, os mesmos riscos que são responsáveis em causar os incidentes, se não tratados, reduzidos ou eliminados, causarão cedo ou tarde um acidente grave. Surge então, a importância das empresas darem maior atenção, e não ignorar os fatores que estão causando os incidentes corriqueiros no dia-a-dia, buscando a sua correção o mais rápido possível.

Empresas que se preocupam com a segurança de seus trabalhadores, possuem programas internos para incentivar a comunicação e tratativa dos incidentes, alcançando com isso, excelentes resultados, visto que, comunicar incidentes é trabalhar com prevenção, ou seja, atuar antes que os acidentes e seus prejuízos se manifestem.

Enquanto que atuar apenas em situações após a ocorrência de acidentes, seja considerado um trabalho reativo, atuar nos incidentes, é a melhor forma de se trabalhar preventivamente, e evitar todos os transtornos que um acidente pode causar. Comece já!

Simão Gabriel Oliveira
Engenheiro de Segurança do Trabalho
W&Med Saúde Ocupacional